Persianas e estores: sabe realmente a diferença?

Persianas e estores: sabe realmente a diferença?

S ão muitas as pessoas que não sabem efetivamente a diferença entre estores e persianas. Será que são a mesma coisa? Será que são coisas diferentes? Ora bem, esclarecemos tudo de seguida.

1. Estores

De acordo com a definição do dicionário, os estores são uma “cortina lisa com um mecanismo apropriado para subir e descer”. Um conceito um tanto ao quanto vago, e que não permite uma elucidação muito precisa.

Indo mais além, existe uma definição um pouco mais abrangente e objetiva e que é utilizada no segmento da engenharia civil.

Segundo ele, estore é uma “cortina de réguas, madeira, plástico, alumínio ou lâminas de aço, que recolhe por enrolamento, servindo para isolar a luminosidade ou criar privacidade no ambiente, sendo aplicado principalmente em janelas”.

Certamente, este é um conceito mais técnico e que melhor ilustra o que são, de fato, os estores.

2. Persianas

A definição de persianas, por sua vez, muito se assemelha à dos estores sendo muitas vezes causa para confusão entre os dois termos.

O conceito de persiana, porém, definido como um painel protetor instalado no exterior de uma janela e constituído por lâminas sobrepostas. Isso serve para facilitar a sua recolha, geralmente, por um mecanismo existente no interior da casa.

Por esta definição depreende-se que persianas são mais comumente utilizadas na parte exterior das janelas, fato que pode diferenciá-las dos estores.

Aprofundando-nos ainda no seu significado, é possível concluir que as persianas também possuem uma função térmica. Ou seja, mantém a temperatura ambiente agradável tanto no verão quanto no inverno.

Ao mesmo tempo, possibilitam o controle da luminosidade dependendo do seu modelo.

MAS AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTORES E PERSIANAS?

Observando-se ambos os conceitos expostos acima, podemos concluir que em termos de funcionalidade tanto os estores quanto as persianas são similares.

Ou seja, ambos têm como função principal a proteção de uma janela. Além disso permitem o controlo da luminosidade e proporcionam conforto térmico ao ambiente.

Então, onde reside a diferença? Basicamente a diferença está no espaço de instalação. As persianas são mais voltadas para ambientes externos, enquanto os estores seriam mais indicados para ambientes internos. 

24 Mar 2020